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Blogkatê
Novidades da MKT e do mundo publicitário, artigos, dicas e muito mais, você encontra aqui no Blogkatê, o blog com a cara da MKT!
O que são #
Hashtag é a união de uma palavra com o símbolo da cerquilha (#), ou "jogo da velha". A Hashtag é usada nas redes sociais com o objetivo de direcionar o usuário para uma página com publicações sobre o mesmo tópico.
É muito usada no Twitter, Facebook, Instagram e TikTok.
Quando utilizamos a # na frente de palavras, criamos um hiperlink e facilitamos que nosso conteúdo seja encontrado pelo usuário que está pesquisando sobre aquele assunto.
Utilizando palavras chave depois de cada # colocamos nosso conteúdo agrupado com outros conteúdos relacionados aos mesmos temas.
Mas a utilização das # nas redes sociais devem seguir alguns critérios para evitarmos problemas e restrições impostas, principalmente pelo Instagram, que podem gerar o shadoban, que nada mais é que um bloqueio disfarçado que diminui o atingimento de nosso perfil.
O Instagram mantém uma lista negra de # que não devem ser utilizadas.
Alguns exemplos são: # weedstagram, # valentinesday, # skype, # desk
Para saber se uma # está banida, pesquisa pela hashtag que te interessa na lupa do Instagram. Se a hashtag não aparecer, é porque está banida. Mas também existe a possibilidade da hashtag aparecer nas pesquisas, o que a torna ainda mais fácil de identificar. Porque quando abrires o separador “Recentes” vai aparecer-te uma mensagem que informa que a hashtag não está a cumprir as Normas da Comunidade do Instagram.
Não abuse da quantidade, o limite é de 30 # por post, mas indico fazer bem menos e usar as que realmente refletem teu conteúdo e o objetivo de teu perfil.
Gostou da dica?
#MktDigitalNaoEPraTodos
#mktdigital #marketingdigitalportugal #marketingdigitalbrasil #copywriting #manz #maznfomacao #lesmillsportugal
#livemktdigitalnoinstagram
#livemktdigital
#paletadeconteudos
É muito usada no Twitter, Facebook, Instagram e TikTok.
Quando utilizamos a # na frente de palavras, criamos um hiperlink e facilitamos que nosso conteúdo seja encontrado pelo usuário que está pesquisando sobre aquele assunto.
Utilizando palavras chave depois de cada # colocamos nosso conteúdo agrupado com outros conteúdos relacionados aos mesmos temas.
Mas a utilização das # nas redes sociais devem seguir alguns critérios para evitarmos problemas e restrições impostas, principalmente pelo Instagram, que podem gerar o shadoban, que nada mais é que um bloqueio disfarçado que diminui o atingimento de nosso perfil.
O Instagram mantém uma lista negra de # que não devem ser utilizadas.
Alguns exemplos são: # weedstagram, # valentinesday, # skype, # desk
Para saber se uma # está banida, pesquisa pela hashtag que te interessa na lupa do Instagram. Se a hashtag não aparecer, é porque está banida. Mas também existe a possibilidade da hashtag aparecer nas pesquisas, o que a torna ainda mais fácil de identificar. Porque quando abrires o separador “Recentes” vai aparecer-te uma mensagem que informa que a hashtag não está a cumprir as Normas da Comunidade do Instagram.
Não abuse da quantidade, o limite é de 30 # por post, mas indico fazer bem menos e usar as que realmente refletem teu conteúdo e o objetivo de teu perfil.
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Métricas de Vaidade
Métricas de Vaidade são aqueles indicadores que podem enganar-te quanto ao sucesso da tua campanha.
Já ouviste aquele ditado: curtidas não pagam boletos?
Pois é a pura verdade.
Se só analisas teus posts pela quantidade de curtidas ou até comentários que eles geram, podes estar-te enganando quanto à eficiência de tua campanha e isto pode refletir-se na hora que abrires a venda de teu produto/serviço.
Mas as métricas de vaidade não são ruins, elas ajudam, por exemplo, a melhorar teu ranking junto ao algoritmo do Facebook e fazer com que teus posts e, consequentemente, tua página sejam mostrados organicamente para mais pessoas.
O importante é que observes outras métricas menos "egocêntricas", mas muito mais reveladoras, que indicam se a tua campanha está saudável, ou não.
Por exemplo: taxa de conversão, número de visitantes no site, preenchimento de formulários, etc.
Estas métricas mostram o verdadeiro envolvimento do teu público com a tua solução.
Portanto, use os conteúdos que geram métricas de vaidade para atrair e os que geram transformação e comprometimento para avaliar a saúde de tua campanha.
Gostou da dica?
Me diz qual métrica de vaidade mais atrai-te. 🤩
#MktDigitalNaoEPraTodos
#mktdigital #marketingdigitalportugal #marketingdigitalbrasil #copywriting #manz #maznfomacao #lesmillsportugal
#elarning #elearningeducation #personaltrainer
#conteudodevalor
Já ouviste aquele ditado: curtidas não pagam boletos?
Pois é a pura verdade.
Se só analisas teus posts pela quantidade de curtidas ou até comentários que eles geram, podes estar-te enganando quanto à eficiência de tua campanha e isto pode refletir-se na hora que abrires a venda de teu produto/serviço.
Mas as métricas de vaidade não são ruins, elas ajudam, por exemplo, a melhorar teu ranking junto ao algoritmo do Facebook e fazer com que teus posts e, consequentemente, tua página sejam mostrados organicamente para mais pessoas.
O importante é que observes outras métricas menos "egocêntricas", mas muito mais reveladoras, que indicam se a tua campanha está saudável, ou não.
Por exemplo: taxa de conversão, número de visitantes no site, preenchimento de formulários, etc.
Estas métricas mostram o verdadeiro envolvimento do teu público com a tua solução.
Portanto, use os conteúdos que geram métricas de vaidade para atrair e os que geram transformação e comprometimento para avaliar a saúde de tua campanha.
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Conteúdo de Valor
Conteúdos de valor são a base do relacionamento de sucesso que vais ter com a tua audiência. Ele traz informação, conhecimento e uma sensação positiva em quem é atingido por ele.
Para quem produz, traz, principalmente, um ativo valioso: AUTORIDADE.
Eles podem: Resolver um problema, inspirar, criar conexão, educar e entreter, além de serem úteis para teu seguidor.
Produzir CONTEÚDO DE VALOR dá trabalho e pode ser frustrante, pois ele traz poucas curtidas e comentários, mas estas curtidas e comentários são, geralmente, da parte mais envolvida da tua audiência, aquela turma que realmente faz o dever de casa depois da aula.
É para eles que tu vais construir esta imagem de AUTORIDADE e serão eles a comprarem tua solução para suas dores.
Gostaste da dica?
#MktDigitalNaoEPraTodos
#mktdigital #marketingdigitalportugal #marketingdigitalbrasil #copywriting #manz #maznfomacao #lesmillsportugal
#elarning #elearningeducation #personaltrainer
#conteudodevalor
Para quem produz, traz, principalmente, um ativo valioso: AUTORIDADE.
Eles podem: Resolver um problema, inspirar, criar conexão, educar e entreter, além de serem úteis para teu seguidor.
Produzir CONTEÚDO DE VALOR dá trabalho e pode ser frustrante, pois ele traz poucas curtidas e comentários, mas estas curtidas e comentários são, geralmente, da parte mais envolvida da tua audiência, aquela turma que realmente faz o dever de casa depois da aula.
É para eles que tu vais construir esta imagem de AUTORIDADE e serão eles a comprarem tua solução para suas dores.
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O que é COLAB
COLAB é quando 2 ou mais indivíduos se unem para atingirem um objetivo em comum.
🐝💪 Na natureza, este comportamento das abelhas é chamado de "festooning" e podemos observá-lo 👀 quando as abelhas 🐝 estão trabalhando juntas 🤝 para criar um favo de mel ou repará-lo. Elas unem suas pernas na forma de uma corrente viva chamada "festoon" e assim, conseguem construir seu favo de mel.
COLAB é uma forma de perfis que estão começando nas redes sociais se ajudarem mutuamente a ganharem relevância, autoridade e visibilidade.
Por exemplo: Se és PT e conheces um Nutricionista, propõe uma live no Instagram sobre um tema que tenham objetivos em comun, como emagrecer com exercícios e alimentação balanceada.
Divulgem nas redes sociais de cada um e terão a audiência dobrada.
O resultado disso é bom para os dois, pois haverá uma troca de seguidores orgânica além de geração de autoridade mútua para as duas audiências.
"Se unir é um começo. Ficar juntos é um progresso. Trabalhar juntos é um sucesso".
Henry Ford. ♥ ️🐝
#MktDigitalNaoEPraTodos
#mktdigital #marketingdigitalportugal #marketingdigitalbrasil #copywriting #manz #maznfomacao #lesmillsportugal
🐝💪 Na natureza, este comportamento das abelhas é chamado de "festooning" e podemos observá-lo 👀 quando as abelhas 🐝 estão trabalhando juntas 🤝 para criar um favo de mel ou repará-lo. Elas unem suas pernas na forma de uma corrente viva chamada "festoon" e assim, conseguem construir seu favo de mel.
COLAB é uma forma de perfis que estão começando nas redes sociais se ajudarem mutuamente a ganharem relevância, autoridade e visibilidade.
Por exemplo: Se és PT e conheces um Nutricionista, propõe uma live no Instagram sobre um tema que tenham objetivos em comun, como emagrecer com exercícios e alimentação balanceada.
Divulgem nas redes sociais de cada um e terão a audiência dobrada.
O resultado disso é bom para os dois, pois haverá uma troca de seguidores orgânica além de geração de autoridade mútua para as duas audiências.
"Se unir é um começo. Ficar juntos é um progresso. Trabalhar juntos é um sucesso".
Henry Ford. ♥ ️🐝
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Comprar seguidores?
Lembra quando tua mãe dizia para não aceitar doces de estranhos? Pois é, o conselho continua valendo. Quando cedes a tentação de crescer teu perfil rapidamente comprando seguidores, entras num buraco praticamente sem volta e provavelmente decretas a morte do que poderia ser uma ferramenta que iria te ajudar a crescer teu negócio profissionalmente.
Te explico.
O Instagram possui maneiras de saber que perfis usam essa prática que é vista como muito negativa e contra as políticas da rede social, então, ele passa a restringir a visualização dos posts e o alcance do teu perfil, por entender que usas práticas desonestas para parecer mais do que realmente és. Uma vez que teu perfil cai no "bueiro" da negativação do algoritmo, muito dificilmente, vais conseguir sair dele.
Portanto, nunca caia na tentação de aceitar "doces" de estranhos na internet.
Mas vou te dar uma dica, essa de graça😉
Não te preocupes com a quantidade de seguidores que tens e sim com a performance dos teus posts. Quanto mais interações eles tiverem: curtidas, compartilhamentos, salvamentos, visitas no perfil etc, mais o Instagram vai considerar o teu perfil relevante e para mais pessoas vai mostrar teus conteúdos. Um post de um perfil com 100 seguidores, pode ser visto por 5 mil usuários e ter mais de 1k de interações!
Isso é muito mais importante para o Algoritimo do que o número de pessoas que te seguem mas não interagem.
Então, não pense em crescer rápido e sim com consistência e lembre-se do concelho da tua mãe: "caldo de galinha e prudência não fazem mal a ninguém"😋
#MktDigitalNaoEPraTodos
#mktdigital #marketingdigitalportugal #marketingdigitalbrasil #copywriting #manz #maznfomacao #lesmillsportugal
#elarning #elearningeducation #personaltrainer
#conteudodevalor
Te explico.
O Instagram possui maneiras de saber que perfis usam essa prática que é vista como muito negativa e contra as políticas da rede social, então, ele passa a restringir a visualização dos posts e o alcance do teu perfil, por entender que usas práticas desonestas para parecer mais do que realmente és. Uma vez que teu perfil cai no "bueiro" da negativação do algoritmo, muito dificilmente, vais conseguir sair dele.
Portanto, nunca caia na tentação de aceitar "doces" de estranhos na internet.
Mas vou te dar uma dica, essa de graça😉
Não te preocupes com a quantidade de seguidores que tens e sim com a performance dos teus posts. Quanto mais interações eles tiverem: curtidas, compartilhamentos, salvamentos, visitas no perfil etc, mais o Instagram vai considerar o teu perfil relevante e para mais pessoas vai mostrar teus conteúdos. Um post de um perfil com 100 seguidores, pode ser visto por 5 mil usuários e ter mais de 1k de interações!
Isso é muito mais importante para o Algoritimo do que o número de pessoas que te seguem mas não interagem.
Então, não pense em crescer rápido e sim com consistência e lembre-se do concelho da tua mãe: "caldo de galinha e prudência não fazem mal a ninguém"😋
#MktDigitalNaoEPraTodos
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Clubhouse a nova mídia social
Conheces a nova rede social de podcast que vem fazendo a cabeça de 9 entre 10 usuários profissionais das redes sociais, o Clubhouse?
O aplicativo funciona com salas de bate-papo, estas são divididas entre temas, como música, palestras, assuntos diversos e podem ser filtradas de acordo com as preferências do usuário.
Entre os famosos que fazem parte estão Oprah, Drake e Ashton Kutcher.
Além disto, existem as salas privadas, para o usuário interagir apenas com amigos.
Mas calma, ela só está disponível, por enquanto, para IOS e tu precisas ser convidado por alguém.
Se ainda não tens um convite, podes entrar numa lista de espera depois de baixar e criar um domínio com o teu nome.
Isso lembra-te alguma outra rede?
Quando o Facebook começou, lá em 2004, também era necessário ser convidado para ter uma conta.
E aí? Quem quer entrar?
#MktDigitalNaoEPraTodos
#mktdigital #marketingdigitalportugal #marketingdigitalbrasil #copywriting
#elarning #elearningeducation #personaltrainer
#conteudodevalor
O aplicativo funciona com salas de bate-papo, estas são divididas entre temas, como música, palestras, assuntos diversos e podem ser filtradas de acordo com as preferências do usuário.
Entre os famosos que fazem parte estão Oprah, Drake e Ashton Kutcher.
Além disto, existem as salas privadas, para o usuário interagir apenas com amigos.
Mas calma, ela só está disponível, por enquanto, para IOS e tu precisas ser convidado por alguém.
Se ainda não tens um convite, podes entrar numa lista de espera depois de baixar e criar um domínio com o teu nome.
Isso lembra-te alguma outra rede?
Quando o Facebook começou, lá em 2004, também era necessário ser convidado para ter uma conta.
E aí? Quem quer entrar?
#MktDigitalNaoEPraTodos
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Brand Persona
Se a tua marca fosse uma pessoa, quem ela seria?
Melhor, se ela fosse uma personalidade conhecida, quem seria?
Isto chama-se Brand Persona e vai facilitar tua comunicação com teu cliente nas redes sociais.
Quem tu acha que seria tua marca se fosse uma personalidade?
#MktDigitalNaoEPraTodos
#mktdigital #gatilhosmentais #marketingdigitalportugal #marketingdigitalbrasil #copywriting #gatilhomental
#manz #maznfomacao #lesmillsportugal
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#conteudodevalor
Melhor, se ela fosse uma personalidade conhecida, quem seria?
Isto chama-se Brand Persona e vai facilitar tua comunicação com teu cliente nas redes sociais.
Quem tu acha que seria tua marca se fosse uma personalidade?
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A Escadaria Selarón
Esta é a escadaria Selarón, obra de um artista plástico chileno que viveu grande parte de sua vida no Brasil, mais especificamente no centro do Rio de Janeiro,
Seu nome era Jorge Selarón.
Muitas vezes cruzei com ele, pois morei por mais de 10 anos em Santa Teresa.
Esta obra, que levou vários anos, e que, na verdade, nunca teve fim, foi fruto da obstinação e criatividade de apenas 1 pessoa.
Ele recebia doações de azulejos e cacos que ia selecionando e montando seu mosaico de acordo com o que tinha em mãos.
Não esperava ter a peça certa para tocar sua obra, simplesmente a adaptava para as circunstâncias.
Seja qual for a tua atividade, esperar o momento certo da virada, a hora certa de começar, não vai fazer tu alcançares teus sonhos.
Começa hoje com o que tens à mão e segue em frente.
A procrastinação é a desculpa de quem fracassa mesmo antes de tentar.
#MktDigitalNaoEPraTodos
#mktdigital #gatilhosmentais #marketingdigitalportugal #marketingdigitalbrasil #copywriting #gatilhomental
#manz #maznfomacao #lesmillsportugal
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Seu nome era Jorge Selarón.
Muitas vezes cruzei com ele, pois morei por mais de 10 anos em Santa Teresa.
Esta obra, que levou vários anos, e que, na verdade, nunca teve fim, foi fruto da obstinação e criatividade de apenas 1 pessoa.
Ele recebia doações de azulejos e cacos que ia selecionando e montando seu mosaico de acordo com o que tinha em mãos.
Não esperava ter a peça certa para tocar sua obra, simplesmente a adaptava para as circunstâncias.
Seja qual for a tua atividade, esperar o momento certo da virada, a hora certa de começar, não vai fazer tu alcançares teus sonhos.
Começa hoje com o que tens à mão e segue em frente.
A procrastinação é a desculpa de quem fracassa mesmo antes de tentar.
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Marketing de Degustação
O Marketing de degustação é uma estratégia muito eficaz que pode atrair teu seguidor e transformá-lo em cliente.
Através de uma recompensa, como um e-book, vídeo-aula ou até dicas de valor sobre o assunto/mercado que dominas, tu crias relacionamento com teu público, ao mesmo tempo que gera gratidão por estar a fornecer um conteúdo valioso gratuitamente.
Pensa em como podes criar uma degustação de teu serviço ou produto e oferece aos teus seguidores. Assim, vais ver que rapidamente eles irão virar teus clientes fiéis!
#MktDigitalNaoEPraTodos
#mktdigital #gatilhosmentais #marketingdigitalportugal #marketingdigitalbrasil #copywriting #gatilhomental
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Através de uma recompensa, como um e-book, vídeo-aula ou até dicas de valor sobre o assunto/mercado que dominas, tu crias relacionamento com teu público, ao mesmo tempo que gera gratidão por estar a fornecer um conteúdo valioso gratuitamente.
Pensa em como podes criar uma degustação de teu serviço ou produto e oferece aos teus seguidores. Assim, vais ver que rapidamente eles irão virar teus clientes fiéis!
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Não existem textos longos
Este é um mantra que costumo repetir para meus clientes quando sou questionado sobre o tamanho do texto dos materiais que desenvolvemos para eles, principalmente se forem posts.
Eles argumentam que as pessoas não querem ou não têm tempo a perder para lerem um texto longo.
Depende...
Realmente ninguém quer perder tempo com textos que não são absolutamente cativantes, que não trazem nada de novo, e que não levam a lugar algum. Estes textos são uma chatice.
Estes textos não prenderiam a atenção nem se fossem curtos.
Já os textos bem construídos, com abordagens criativas em suas HEADLINES e desenvolvimento e fluidez em seus LEADS, que prendem seus olhos do primeiro ao último parágrafo, estes sempre terão tua atenção.
Pensa nos livros que leste: já desististe no meio deles apenas porque eram longos ou ficavas ansioso a cada página para seguir para a próxima?
Bons textos são maneiras eficazes de contar uma HISTÓRIA, e boas histórias sempre irão captar a atenção.
Uma dica para o teu próximo texto:
Não pensa em quantas linhas ele terá, mas sim se a ideia que queres passar gera ATENÇÃO, INTERESSE e SATISFAÇÃO.
Isto já é um ótimo começo para um bom texto.
#MktDigitalNaoEPraTodos
#mktdigital #marketingdigitalportugal #marketingdigitalbrasil #copywriting #manz #maznfomacao #lesmillsportugal
#elarning #elearningeducation #personaltrainer
#conteudodevalor
Eles argumentam que as pessoas não querem ou não têm tempo a perder para lerem um texto longo.
Depende...
Realmente ninguém quer perder tempo com textos que não são absolutamente cativantes, que não trazem nada de novo, e que não levam a lugar algum. Estes textos são uma chatice.
Estes textos não prenderiam a atenção nem se fossem curtos.
Já os textos bem construídos, com abordagens criativas em suas HEADLINES e desenvolvimento e fluidez em seus LEADS, que prendem seus olhos do primeiro ao último parágrafo, estes sempre terão tua atenção.
Pensa nos livros que leste: já desististe no meio deles apenas porque eram longos ou ficavas ansioso a cada página para seguir para a próxima?
Bons textos são maneiras eficazes de contar uma HISTÓRIA, e boas histórias sempre irão captar a atenção.
Uma dica para o teu próximo texto:
Não pensa em quantas linhas ele terá, mas sim se a ideia que queres passar gera ATENÇÃO, INTERESSE e SATISFAÇÃO.
Isto já é um ótimo começo para um bom texto.
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Apaixonados por futebol
Mumtaz Amca e Ihsan Teyze eram dois apaixonados por futebol, principalmente pelo time Fenerbahçe, localizado em Istambul, na Turquia.
Eles não perdiam uma partida, sempre sentavam em seus lugares cativos e eram conhecidos até pelos jogadores.
O senhor, que sempre usava sua boina, faleceu há alguns anos e, mesmo assim, a esposa continuou indo ao estádio e sentando na mesma poltrona que sentava ao lado do marido.
Em dezembro, ela morreu. O time resolveu homenageá-los, imprimindo uma foto gigante dos dois e colocando nas poltronas que estavam acostumados a sentarem, fazendo a foto viralizar e emocionar mundo afora.
Eles eram tão fãs que viraram símbolos do próprio time.
#MktDigitalNaoEPraTodos
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Eles não perdiam uma partida, sempre sentavam em seus lugares cativos e eram conhecidos até pelos jogadores.
O senhor, que sempre usava sua boina, faleceu há alguns anos e, mesmo assim, a esposa continuou indo ao estádio e sentando na mesma poltrona que sentava ao lado do marido.
Em dezembro, ela morreu. O time resolveu homenageá-los, imprimindo uma foto gigante dos dois e colocando nas poltronas que estavam acostumados a sentarem, fazendo a foto viralizar e emocionar mundo afora.
Eles eram tão fãs que viraram símbolos do próprio time.
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A mística por trás das marcas
Muitas empresas não duram nem o primeiro ano de vida, mas algumas marcas conseguem superar o âmbito comercial e passam a ser parte da cultura popular como Coca Cola, Ford, Gillette e Mc Donald.
O que essas marcas tem que outras similares não conseguem conquistar?
Mística!
Criar uma áurea em torno da marca pode ser uma tarefa pensada nos mínimos detalhes ou obra do acaso. No caso do Mc Donald, podemos creditar o feito ao vendedor de máquinas de Milkshaque Ray Kroc, que ficou curioso com uma encomenda inusitada de uma loja dos irmãos Mc Donald e a história começa ai.
Sua loja em Downey, Califórnia é a mais antiga da rede e guarda o layout dos anos 50, além dos funcionários trabalharem com uniformes de época e existir um cardápio também original, além, claro, do cardápio atual. Ele soube perceber que a mística da marca estava no nome e nos arcos dourados do M.
Tudo mais em volta foi consequência dessa mística.
Qual a tua mística? Em que tu te destacas? Como és lembrado pelo teu cliente? Já pensaste nisso?
O que essas marcas tem que outras similares não conseguem conquistar?
Mística!
Criar uma áurea em torno da marca pode ser uma tarefa pensada nos mínimos detalhes ou obra do acaso. No caso do Mc Donald, podemos creditar o feito ao vendedor de máquinas de Milkshaque Ray Kroc, que ficou curioso com uma encomenda inusitada de uma loja dos irmãos Mc Donald e a história começa ai.
Sua loja em Downey, Califórnia é a mais antiga da rede e guarda o layout dos anos 50, além dos funcionários trabalharem com uniformes de época e existir um cardápio também original, além, claro, do cardápio atual. Ele soube perceber que a mística da marca estava no nome e nos arcos dourados do M.
Tudo mais em volta foi consequência dessa mística.
Qual a tua mística? Em que tu te destacas? Como és lembrado pelo teu cliente? Já pensaste nisso?
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